VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

23 de março de 2012

Droga para tratar alcoolismo é bem sucedida em teste na França

Uma droga projetada para tratar espasmos nervosos conseguiu superar um importante teste preliminar em uma pesquisa com vistas a ver se é capaz também de curar o alcoolismo, afirmaram médicos franceses em estudo publicado nesta terça-feira.

O baclofen - nome laboratorial de um medicamento comercializado como Kemstro, Lioresal e Gablofen - passou com sucesso em um teste preliminar, realizado com um pequeno grupo de alcoólicos, um resultado que abre o caminho para testes clínicos formais, afirmaram os cientistas.

A história do medicamento remonta a 50 anos. Ele foi originalmente projetado para tratar a epilepsia, antes de ser licenciado para tratar a espasticidade, mas os cientistas agora estão interesssados em usá-lo para aliviar a abstinência do álcool.

Em 2008, o livro O Último Copo, do cardiologista Olivier Ameisen, despertou interesse, pois no texto o médico afirmou ter tratado a si próprio de alcoolismo com altas doses de Baclofen. O novo teste foi realizado com 132 bebedores contumazes que ingeriram baclofen em altas doses durante um ano. Oitenta por cento ficam abstêmios ou se tornaram bebedores moderados. Comparativamente, duas drogas comumente usadas para tratar alcoólicos, naltrexona e a acamprosato, tiveram uma taxa de sucesso entre 20% e 25%. Os efeitos colaterais incluíram fadiga, sonolência, insônia, tontura e problemas digestivos.

O principal autor da pesquisa, Philippe Jaury, da Universidade de Paris-Descartes, disse que o resultado abriu as portas para testes clínicos com duração de um ano, cujo início deve começar em maio, em que 320 alcoólicos seriam divididos em dois grupos. Uma parte receberá baclofen, com doses que aumentariam gradativamente até que os sintomas de abstinência desapareçam, enquanto a outra receberá um placebo.

O sistema de saúde francês paga 750 mil euros do custo de 1,2 milhão de euros do teste e um doador não identificado paga o restante, explicou Jaury. O estudo é publicado no periódico especializado Alcohol and Alcoholism.

Fonte: Terra

6 comentários:

Anônimo disse...

DR. LEONARDO GOSTO MUITO DO SEU BLOG, ESTOU SEMPRE POR AQUI LENDO AS SUAS POSTAGENS, ESSA ME INTERESSOU MUITO PORQUE EU TB BEBO E ULTIMAMENTE ESTOU SEM BEBER PORQUE ESTOU FAZENDO USO DE SIBUTRAMINA E COMO PRETENDO EMAGRECER SEI QUE BEBIDA ALCOLICA NAO AJUDA NESSE PROCESSO. EU TIVE VÁRIOS PROBLEMAS COM A BEBIDA, PORQUE EU COMEÇO A BEBER E NUNCA ESTOU SATISFEITA E SEMPRE ACABA EM CONFUSÃO EU QUEBRO TUDO, BATO EM TODO MUNDO (PRINCIPALMENTE NO MEU MARIDO) ME CORTO TODA E NO DIA SEGUINTE NAO LEMBRO DE NADA, É COMO SE UM FURACÃO TIVESSE PASSADO NA MINHA CASA E EU ESTIVESSE EM OUTRO LUGAR... EU NAO LEMBRO MESMO! EU NÃO QUERO MAIS BEBER ASSIM MAIS O QUE ACONTECE É QUE EU JÁ SOU UMA PESSOA INTOLERANTE E AS VEZES AGRESSIVA TAMBÉM ,TANTO NAS AÇOES COMO VERBALIZANDO.
MEU HUMOR ESTÁ SEMPRE PÉSSIMO, TUDO ME IRRITA, TUDO MESMO E TODO MUNDO TAMBÉM. EU TENHO UMA DIFICULDADE ENORME DE FAZER AMIZADES POIS ME IRRITO COM AS PESSOAS FACILMENTE E FICO UM BOM TEMPO SEM QUERER VE-LAS, ATE NA FACULDADE É ASSIM TENHO POUQUISSIMOS AMIGOS! NÃO TENHO PACIENCIA PRA ENSINAR MEU FILHO O DEVER DA ESCOLA EU COMEÇO BEM DAQUIA POUCO TO GRITANDO COM ELE, BATENDO E TENHO QUE SAIR DE PERTO PRA NAO MACHUCAR ELE. EU ESTOU COM PROBLEMAS SERIOS TENHO CIENCIA DISSO INCLUSIVE JÁ FUI UMA VEZ AO PSIQUIATRA E ELE DISSE QUE EU TINHA ESQUIZOFRENIA ME RECEITOU DOGMATIL, EU USEI POR UM TEMPO E PAREI DE TOMAR PQ ME DEU LEITE NO PEITO E TB NAO ESTAVA PERCEBENDO MUDANÇA NENHUMA EU CONTINUAVA SUPER NERVOSA E IRRITADA. AGORA ESTOU NUMA FASE DE QUERER DESISTIR DE TUDO, ABANDONAR FACULDADE, MARIDO E SUMIR...OUTRAS HORAS EU ME SINTO SOZINHA, INFELIZ E FICO SÓ LEMBRANDO DE COISAS RUINS, DE COISAS QUE EU JÁ PASSEI QUE FIZEREM COMIGO. SOU MUITO RANCOROSA E GERALMENTE QUANDO LEMBRO DESSAS COISAS MEU HUMOR FICA PIOR DO QUE JÁ É.
EU FAÇO TUDO QUE EU TENHO VONTADE, TENHO TUDO QUE EU QUERO (DENTRO DAS POSSIBILIDADES) E MESMO ASSIM TENHO A SENSAÇÃO DE QUE TA FALTANDO ALGUMA COISA, EU NUNCA ESTOU SATISFEITA E QUANDO ISSO ACONTECE COMIGO EU SINTO MUITA VONTADE DE BEBER E FUMAR. EU PERCISO DE TRATAMENTO E INCLUSIVE JÁ VOU MARCAR ESSA SEMANA MÉDICO PRA MIM PORQUE EU ESTOU COM VONTADE DE FAZER UMA DESGRAÇA, DE ACABAR LOGO COM TUDO POR QUE EU VEJO QUE POR MAIS QUE EU QUEIRA NADA VAI SER DIFERENTE, VOU CONTINUAR ASSIM... INSATISFEITA E INFELIZ!
ABRAÇOS!

Anônimo disse...

A melhor droga que eu conheço para tratar alcoolismo é Fanta.

Anônimo disse...

Alcoolico não precisa de droga, precisa é parar de usar droga.

Anônimo disse...

Ah, sim: eu sou um alcoolatra em recupuração muito bem sucedido.

Anônimo disse...

E alcoolismo é mesmo falta de vergonha na cara (pelo menos, na minha era).

Anônimo disse...

Obrigado por ter postado esse artigo. Ainda que seja uma boa notícia, eu diria que o alcoolismo é a doença psiquiatrica de mais facil prevenção que eu conheço. Basta unca começar a beber demais. E, para quem já está doente, é imprescindivel parar. Esperar que uma droga tire a sua vontade de beber é péssima idéia. Eu tiveproblemas com álcool e fui tratda com antidepressivos. Foi um desastre e por pouco não resultou numa dependência cruzada, ou numa aumento da ingestão de álcool, já que tudo o que o remédio me deu foi uma grande ansiedade. A depressão que eu tinha era, claro, consequencia da propria bebida.